Correio Popular Notícia



TEMPO
Sipam prevê chuvas acima do padrão para o trimestre

Data da notícia: 2014-10-18 22:48:19
Foto:

(Da Redação/Assessoria) De outubro a dezembro deste ano as chuvas serão intensas e acima dos padrões climáticos para as regiões que compreendem os Estados de Rondônia e Acre; o sudoeste do Amazonas e o noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso. A previsão foi confirmada na terça-feira (14) pelo meteorologista Marcelo Gama, do Centro Regional de Porto Velho do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia).
O técnico explicou que a previsão consta do Boletim Climático da Amazônia, documento que divulga as informações climáticas da Amazônia Legal, resultantes das observações e discussões que são feitas mensalmente e monitoradas pelos técnicos dos centros do Sipam de Porto Velho, Manaus e Belém.
Os meteorologistas fazem uma previsão de como vai se comportar a temperatura média e a precipitação em relação ao calor dos próximos três meses, em termos médios, e ainda uma previsão em relação ao volume de chuva esperado. As informações são importantes porque podem auxiliar a tomada de decisões de órgãos que necessitam de informações climáticas para direcionar suas ações.
Além dessas informações, Gama explica que a Divisão de Meteorologia do Sipam também distribui diariamente a previsão do tempo, que é feita com estimativa para 48, 72 e 96 horas. ?Essas informações são colocadas à disposição de governos, da mídia e de instituições privadas que trabalham com esse fim?.

CHUVAS - Para os próximos três meses, o Boletim Climático da Amazônia aponta que há um indicativo de que as águas da região do oceano Pacífico Equatorial vão manter o padrão de aquecimento nas regiões de afetadas pelo fenômeno do El Niño, que altera a circulação atmosférica e modula o clima da Amazônia, aumentando as chuvas nas regiões do Acre, Rondônia, noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.
As chuvas terão menor volume no leste do Amazonas, norte do Maranhão, nordeste paraense, mesorregião do Baixo Amazonas e Estado do Amapá, e nas demais regiões da Amazônia, deverão permanecer próximo dos padrões climatológicos.
A previsão de precipitação para a região que engloba o Estado de Rondônia para este mês de outubro, de acordo com o meteorologista, é de 190mm, sendo que somente nas duas primeiras semanas do mês já foram medidos 180mm de precipitação. Essa marca, segundo o técnico, afirma a tendência de chuvas acima do padrão para o restante do mês e nos dois meses seguintes. As médias das precipitações previstas para novembro e dezembro são respectivamente de 225mm e 319mm.


Fonte:






Noticia vista 1617 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.